segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OS SOLDADOS FUNKEIROS DE DOM PEDRITO


FlávioMPinto

A despeito da ofensa a um símbolo nacional apresentado num ritmo, digamos, prá lá de profano e indecente, os soldados podem ser presos pela Auditoria Militar.

Sim, cometeram um crime, sem dúvidas. Serão julgados por tal. Não me digam que não sabiam. E já estão bem grandinhos para dizerem que não. Mentir no Exército é crime. Aliás, em qualquer lugar do mundo, menos no Brasil, onde se pode mentir em tribunais e ficar impune.

Mas o caso é que os recrutas cometeram um crime. Certamente serão punidos pelo tempo que já estiveram presos, mas vá lá.

Já hoje, domingo, 4 de dezembro de 2011, ligo a TV e ouço/vejo uma cantora sertaneja cantar o Hino Nacional na abertura de uma prova de Formula Truck. Com uma bela voz mas num ritmo musical, que é qualquer coisa menos o ritmo adequado a apresentação do nosso símbolo musical. Um horror. Mal comparando, nem o Jimmy Hendrix com sua fantástica guitarra em Woodstock ousou desafiar o ritmo de apresentação do Hino dos EUA!

Pergunta: e como fica? Quem vai fazer alguma coisa contra a moça sertaneja? Provavelmente ninguém, a não ser este bobalhão escriba que notou o fato.

Agora, incriminar uns pobres soldados pode. Jogar o nome do Exército na lama pode.

Vivemos tempos bicudos, como diria Quintana, onde a inversão de valores é brutal. Certamente vigorando a menos plausível e inverossímil de todas as verdades.

Quis ou quererá ser, a Auditoria Militar, mais realista do que o Rei?

Não temos acesso ao julgamento, mas bem que a os juízes da Auditoria Militar, principalmente os civis, poderiam passar um libelo á Nação mostrando as consequências de um ato desse quilate. Se é que sabem o que é respeitar símbolos da Pátria!

Certamente ( os soldados) levarão umas boas palmadas que jamais esquecerão.

Mas e os outros?

Certamente ficarão impunes neste país de faz de conta!