quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SE A SOCIEDADE ASSIM O QUER...


SE A SOCIEDADE ASSIM O QUER...
FlávioMPinto
Não adianta reclamarmos do andamento de inúmeros assuntos no Brasil e, ao nos depararmos com os resultados, nos desesperarmos. Jader Barbalho está aí de volta! Os paraenses o querem e o escolhem para representá-los....e o  STF possibilitou a posse.
Elegem-se os edis e eles fazem as leis que decidem nosso dia-a-dia e futuro e agora, não contentes, querem remexer o passado.
A sociedade gaúcha e porto-alegrense já deu mostras de como deseja suas coisas. Uma delas foi a mudança de nome de uma rua em Porto Alegre, no caso Av Castelo Branco passaria a chamar-se Legalidade. Os propositantes, dois vereadores, foram levados de roldão pela maré de contrariedade da população seja em notas em mídia escrita ou em posts na internet seja em intervenções diárias nas rádios e TVs. Reduzidas e inócuas  foram as manifestações do bloco do contra-O eixo do mal ou Vanguarda do atraso, que existe no “mundo” gaúcho e porto-alegrense, que, dentre outras coisas que protagonizou, a pouco tempo, foram o atraso na construção do espaço para a OSPA , atraso na modernização do porto, obstáculos a não ocupação do terreno destinado á Ford em Guaíba, impedimentos na utilização do Pontal do Estaleiro e as maldades contra Yeda, cujo resultado todos conhecem.
Embora a cultura da sociedade tenha mudado com o tempo, alguns aspectos , me parecem, continuam intactos, a despeito do que fazem para tentar desfigurá-los e destruí-los por todos os meios. Me refiro aos valores morais e particularmente á família.
Quando instada, por seus cidadãos,  individualmente, a sociedade reage de modo bem diferente de como reage em grupo. Claro, sem a pressão de outros grupos opressores como partidos políticos e sindicatos, e aqueles citados  acima. Sua ação e reação é outra, bem diferente, a psicologia assim o diz, e como bem se fez no caso Avenida Castelo Branco em Porto Alegre.
O que me faz crer que ainda existem cidadãos que primam pela honra, honestidade, seriedade e respeito a valores adquiridos pela mesma sociedade que integra e que podem impor suas vontades. Desejam o respeito, organização, a ordem, tudo pelo Bem.
Pelo menos aqui.