segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MORAL PARA EXIGIR

MORAL PARA EXIGIR
FlavioMPinto
Uma dos aspectos mais exigidos nas lideranças é a moral para exigir. É a ascendência pessoal para mandar fazer e cumprir. Característica marcante nos verdadeiros chefes e comandantes.
No entanto, esse aspecto, o moral, é muito depreciado hoje em dia. É que ele é invisível e não decisivo na maioria das coisas ficando completamente sem ação em fatos e atos cometidos por muitos. No Brasil de hoje, raras são as instituições que o levam em conta. E quem escreve sobre eles é tratado como sonhador e tampouco é levado em conta.
Valores, valores, o que são valores na sociedade corrupta, permissiva e tolerante com tudo?
Um povo que não tem valores é como um saco vazio: se apresenta por seu tamanho, mas não se sustenta em pé e se assim se porta pouco permanece nessa posição. Um abalo, um pequeno sopro e desmorona com tudo que tem direito. Não tem onde se firmar e ao que se apegar.
O que sustenta um povo é o aspecto moral. É o alimento do espírito. São atitudes condignas em relação a tudo que se diz respeito dentro de parâmetros reconhecidos como legais e éticos. Uma muralha contra os negócios escusos e pessoas de má fé e alicerce seguro a quem age decentemente. Principalmente nas horas de crise, ela surge com toda sua força.
Estamos vivenciando a completa inversão de valores na nossa sociedade a começar pela neutralização da ação da Justiça. A célula mater já é alvo dos mais sorrateiros e certeiros ataques se esfacelando a olhos vistos: é a família que se arrasta rumo ao completo descrédito, onde até o Governo Federal atua tentando quebrar-lhe a espinha. Raras são as exceções. Raros são os momentos em que surge como a solução ao esfacelamento moral por que passa o País.
Nações só crescem e se fortalecem com homens de escrupulosa honorabilidade, fortalezas morais difíceis de serem vencidas, gerando uma sociedade com valores fortemente guarnecidos por uma ideologia moral inatacável.
Uma nação não cresce nem se fortalece com escândalos. E se assim crescer, terá os pés de barro. Não se sustenta. Tal qual uma pessoa que mente, trapaceia, engana não se sustenta. Poderá ser rei, mas num reinado que seus súditos não o respeitam.