terça-feira, 12 de julho de 2011

SERVIÇOS EUROPEUS

SERVIÇOS EUROPEUS
FlávioMPinto
Para quem chega da Europa, é um verdadeiro choque retornar e enfrentar o dia-a-dia no Brasil.
Basta abrir uma sessão na Internet ou nas páginas dos jornais para constatar que o Brasil é outro mundo. Um mundo de completa impunidade e de um povo repleto de valores contrários a tudo que se propõe numa sociedade organizada e respeitadora dos mais simples propósitos. Um desespero ante tamanho descalabro a cada esquina. Basta vermos o que acontece no trânsito onde pululam acidentes de veículos a 140,150 Km/h dentro da cidade, assassinando e ferindo pessoas com a sua imprudência e falta de respeito.
Já a Europa envereda por um caminho da completa organização social investindo na imposição de uma quantidade de valores desejáveis por toda sociedade ordeira.
Seu maior reflexo, o respeito a tudo que diz vida, onde o fruto de intenso fluxo de turistas em todos os países e certamente objetivo da Comunidade Européia, , gera necessidades a serem atendidas. Foi natural a elevação dos níveis de exigência de padrões de qualidade, que vão desde o simples atendimento num balcão de aeroporto lotado funcionando a todo vapor de modo ordeiro ao trânsito, com padronização de placas dos carros em todos os países do Bloco passando pela coleta e organização de lixo e respeito a todo tipo de sinalização por pedestres e motoristas.
Os países que mais reagiram a essas necessidades foram, e são, os que maiores problemas enfrentam na integração européia.
Hotéis lotados, ruas e comércio cheios, mobilidade intensa de norte a sul, de leste a oeste, é o que se vê na Europa de hoje. Em todo canto.
E um povo que respeita sinais de trânsito, filas, não pixa monumentos, não joga papéis e sujeira nas ruas e calçadas, não contribui para a desordem e se diverte, aproveita e melhor ainda, gasta seus euros gerando um fluxo de capital impressionante.
Esse público exige qualidade e respeito e tem de retorno excelentes serviços, notadamente os públicos e concessões como transportes, comunicações, saúde, policiamento, informações e hospedagem. Isso para não dizer dos serviços prestados aos naturais como educação, policiamento e saúde. Espalha-se uma onda, que não tenho dúvidas, se reflete nos países de origem dos turistas. Não se espante ao se deparar com duas, três estradas de rodagem que levam ao mesmo destino e variados meios de transportes como ônibus, trens regionais, TGV, aviões, tudo em estradas de primeiríssima qualidade e aeroportos magnificamente administrados.
Não tenho dúvidas do que acontece hoje na Europa é o futuro.
Mas podem ter a certeza absoluta que a maior diferença é o povo que Deus colocou naquelas terras. Eles merecem.