domingo, 17 de julho de 2011

DIGA-ME COM QUEM ANDAS, E O QUE FAZES, E DIR-TE-EI QUEM ÉS!

DIGA-ME COM QUEM ANDAS, E O QUE FAZES, E DIR-TE-EI QUEM ÉS!
FlávioMPinto
A classe política brasileira está em baixa e existem políticos que a toda hora mostram sua verdadeira faceta. Não se escondem atrás de biombos.
Assim age ao atual ocupante do Palácio Piratini.
Já havia mostrado seu lado de gostar de complicar a vida alheia ao enredar chefes, e colocá-los em cheque, como no caso dos pugilistas cubanos e no de Batistti, e seu lado de déspota ao impor uma série de medidas goela abaixo á Assembléia Legislativa gaúcha a pouco tempo em duas oportunidades em menos de seis meses de governo. Discussão democrática não é com êle.
Agora promove um ato de desagravo a um notório criminoso fartamente recepcionado com uma condenação por parte de juízes criminais. Mais um na sua cartela de apoios a cidadãos que ofendem e agridem a dignidade alheia. Ao apoiar, como governo, delinque e alia o Estado a quem afronta a lei e aos cidadãos. O atual governador ainda teceu severas críticas á decisão dos magistrados.
Considerar ainda a ação espetaculosa da Operação Cartola que, de forma arbitrária e ditatorial, da mesma forma que a PF agia quando ele era Min Justiça, a Pol Civ RS acossou e invadiu prefeituras recentemente, muitas sem mandado judicial. Remember desocupação das terras da Raposa do Sol. Os mesmos personagens no staff, os mesmos métodos bolcheviques, as mesmas operações espetaculosas. Não duvido até que esta pequena crônica esteja sendo alvo de bisbilhotice censuratória.
No entanto, acovarda-se ao não se pronunciar ante cruciais situações por que passa o Estado e a calamitosa situação da área arrozeira, da indústria calçadista e da metal mecânica gaúchas que, em face de união entre Argentina e China , as estão destruindo a galope. Dizem os especialistas que a próxima vítima é a indústria moveleira. Guerra econômica predatória pura e simples que faz estragos no Brasil com grande impacto no RS. No mínimo deveria chiar com o governo federal, pois isso é caso entre países. Aliás, esse seu modo covarde já havia se manifestado quando fugiu sem qualquer motivo aparente após o golpe militar em 64 para o Uruguai. Autoexilou-se não sei do quê. Escondeu-se. Devia ter muita culpa no cartório para sair em desabalada carreira na busca de esconderijo nas terras hermanas.
Assim como foge, também, do seu dever de governante máximo do Estado no compromisso de defendê-lo. Cala-se. Não esquecendo, também, que deu apoio ao RJ no caso dos royalties do petróleo e contrariando o que deseja seu Estado.
O Rio Grande, que já teve, e tem, políticos e juristas exemplares, agora está nas mãos de um governador, partido e governo que não tem o Estado gaúcho como seu principal objetivo. Seus quadros apenas repetem o jargão do que fazem a nível nacional: a busca do poder pelo poder sacrificando os cofres públicos a seu favor. A qualquer custo. Nada mais.
Com o Rio Grande de cúmplice dessas atitudes, posto que os elegeu em primeiro turno, Assis Brasil, Pinheiro Machado e até Leonel Brizola devem estar se remoendo no túmulo!