sexta-feira, 18 de junho de 2010

O TROGLODITA

FlavioMPinto

Troglodita é uma palavra que designa um homem, uma colectividade ou animal que habita uma caverna ou uma habitação cavada numa rocha ou que se apoia sobre falhas ou grutas naturais nas falésias.( Wikipedia). Membro de comunidade pré-histórica que habitava em cavernas(Dicionário Aurélio) Metafórica e popularmente também designa uma pessoa de atos grosseiros, bruscos, violentos.
Pois assim se referiu um professor a um general do Exército. Este, se pronunciara em entrevista sobre fatos ocorridos em 64 e a polêmica comissão da verdade a ser criada pelo governo federal. Manifestou-se o professor, numa linguagem claramente afinada com um partido político esquerdista, passando a firme idéia do regime totalitário que apóia.
A minha pergunta é simples- quem é o troglodita: aquele que relembra fatos de 64, ou seja, a 40 anos atrás, ou aquele que se pronuncia de acordo com ambiente de 1917, melhor dizendo, de quase 100 anos atrás?
Aquele que apóia ações que salvaram o país de uma revolução interna sangrenta ou aquele que apóia o que existe de mais retrógrado na face da Terra, incluída aí a luta armada?
É aquele que democraticamente expõe seus pontos de vista ou aquele que agride os que expuseram idéias contrárias as suas?
Aquele que se expõe falando abertamente sobre um regime de exceção que teve problemas, ou aquele que esconde num manto de silêncio os crimes do regime que apóia e mais matou até hoje na Humanidade?
Aquele que já fez sua mea culpa ou aquele, que se considera sem qualquer culpa dizendo que cometeria todos os atos insanos passados novamente?

Aquele que se preocupa com o país ou aquele que continua a debochar dele rindo de quem o brecou nos seus atos criminosos e ainda assaltando o cofre do Tesouro Nacional?

Aquele que faz parte de um grupo que, quando no poder, teve a capacidade de conceder anistia até para seus desafetos, ou aquele que até hoje não se culpa pelos crimes cometidos por si e seus asseclas nem dispensa um mínimo de compaixão por suas vítimas?

São comparações inglórias que o professor não aceitaria.
De um lado quem altivo perdoou e, do outro, reações típicas de sóciopatas cruéis. Verdadeiros trogloditas.