segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A MINHA EXPERIÊNCIA COM O AVC!

A MINHA EXPERIÊNCIA COM O AVC!
FlávioMPinto

Em agosto de 2004 tive um AVC, no início da madrugada de um sábado para domingo.
Iniciou-se com uma tontura e não conseguia sequer ficar deitado com tranquilidade. Tudo girava em torno. Ao tentar levantar-me, senti mais forte a tontura e minha mulher me levou ao hospital militar de Porto Alegre. Apenas a tontura me perturbava, pois estava plenamente consciente.
A espera para atendimento no hospital foi emblemática, pois, queriam me liberar e minha mulher não deixou, exigindo diagnóstico e exames para saber o que estava acontecendo, mas pelo menos me parece,  perdi a consciência e quando voltei á vida, contaram-me, já na tarde de segunda-feira, que havia sido transportado de ambulância á Santa Casa e submetido a um processo de cateterismo cerebral para constar a extensão do que se aproximava ser um hemorragia cerebral.
Bom, na tarde de segunda feira já estava na UTI de emergência com um movimento muito grande de médicos e enfermeiros para todo lado perturbando o ambiente. Sentia uma forte dor de cabeça, que não me impediu de reclamar da “bagunça”dos atendentes. O posicionamento da cabeça me perturbava , pois sentia muita dor na nuca e modificando a posição, a dor acalmava e sumia, então era constante a troca de posição. Até um banho me deram e me fizeram a barba, que não estava tão grande. Não sei o que previam para mim….
Na terça feira me aconteceu o fato mais significativo: já na UTI, em certo momento, á tarde, meio desacordado, ouvi a voz de dois médicos ao lado da cama e um deles falou-“É, deu certo, ele acordou!”
Nesse exato momento, desacordado, eu estava num bosque muito lindo, um verde magnífico, como jamais havia visto, com arvores e flores muito verdes e outras coloridas, muito bonitas,  sentado num banco  conversando com outra pessoa. Essa pessoa, muito parecida com um treinador de vôlei do Flamengo, o Radamés, estava repassando toda minha vida e fez com que eu prometesse que iria cumprir tudo que combinamos.
Quando terminamos esse diálogo ele disse que eu voltaria e foi nesse exato momento que ouvi a conversa dos dois médicos relatada acima. 
Não sei que medicação me foi aplicada e que impediu que eu entrasse num estado de coma irreversível!
A dor de cabeça foi passando e fui levado para um quarto sem antes receber muitos amigos, mesmo na UTI. Cheguei a mandar buscar em casa um sofá, tipo Cadeira do papai,  para melhor me posicionar durante o dia. 
Foi marcado novo cateterismo para 30 dias após, pois o que foi feito não apresentou nada de relevante. Apenas a hemorragia. Nenhuma lesão. Acompanhava meu progresso olhando a imagem de um relógio na UTI. Inicialmente essa imagem era dobrada e aos poucos foi se consolidando numa só. Todo dia pela manhã um médico fazia exercícios rápidos de visão comigo e com os braços e pernas.
Nos dias que se seguiram, já no quarto, fui ajudado por uma irmã, a Dulica,  que é enfermeira e que me apoiou em diversas atividades. Mas não ocorreram fatos relevantes e fui me recuperando, particularmente da inatividade, caminhando nos corredores.
No dia do novo cateterismo, fui levado de ambulância, mas me recusei a fazer o exame. Já na maca, no hospital, pronto para receber o anestesista e o cateter,  não quis fazer o exame. Estava respaldado pelo diagnóstico de uma conhecida que era médica neurologista nos EUA e recebeu as fotos do primeiro exame e questionou por que faria de novo o exame, muito invasivo, se o primeiro, a menos de 30 dias, nada havia acusado! Meu irmão, que era fotógrafo no Estadão, havia tirado fotos de todas as radiografias e mandou pela Internet para ela. 
O caso é que retornando á Santa Casa, o médico militar literalmente me expulsou do hospital, depois de muitos xingamentos, me liberando sob minha total responsabilidade. 

Desde aquele dia me sinto muito bem, mas tinha a absoluta certeza que não sairia daquela mesa durante o cateterismo e esse foi o real motivo. 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O BRASIL QUE ENCONTRARÁ JAIR BOLSONARO!

O BRASIL QUE ENCONTRARÁ  JAIR BOLSONARO!
FlávioMPinto

Jair Bolsonaro terá inúmeros problemas para governar o Brasil, apesar do apelo das suas propostas que vão ao encontro do que deseja a imensa maioria da população brasileira. Pelo menos é o que se apresenta até agora.
No entanto, terá todo Congresso contra ele, pois, reconhecidamente, não comunga pela cartilha e modus operandi que vigora no meio dos deputados e senadores. O toma lá-dá cá não faz parte da cartilha de Bolsonaro e assim já se posicionou inúmeras vezes chegando até a devolver numerário colocado na sua conta pelo Partido para campanha.
Pelo menos a economia parece que retomou a seriedade, mas a governança será difícil por causa do relacionamento dele com seus pares atualmente. Além do posicionamento político, sua personalidade e caráter não permitem.
Seus princípios básicos vão na direção contrária da mentalidade nacional atual que é a de levar vantagem em tudo e liderada por ampla propaganda televisiva e da imprensa escrita geral de denegrir a família e os bons  princípios cristãos de viver.
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos e Pela honra , moral e ética soam como fantasmas para as atitudes diuturnas da mídia e do povo.
O Brasil decente deseja ardentemente isso e os embates na internet avaliam a disposição em se colocar tudo de novo nos eixos legais.
O governo Temer logo após assumir, pareceu tomar a direção da correção dos rumos desviados pelos governos petistas, mas tão logo aprumou-se na cadeira presidencial, com o poder nas mãos, entrou no ritmo dos petistas e assumiu a carteira corruptora e corrupta, ainda considerando que a ala petista não foi defenestrada totalmente do governo continuando aboletada nos segundo e terceiro escalões da República dinamitando e influenciando por dentro o governo Temer.
Já se sabe que a esquerda desesperada em rotular o Líder das pesquisas em qualquer coisa que o denigra, não sossegará .  Usam o decálogo de LENIN com uma intensidade ímpar esquecendo o que fizeram, são e fazem. 
Com certeza, a equipe de planejamento de Bolsonaro já sabe que lida com um inimigo sem o mínimo de escrúpulos e que contará com o Judiciário ativista para amenizar suas atitudes criminosas, notadamente no campo, que o futuro candidato já pensa em armar para enfrentar as ações bandidas dos movimentos que atacam as áreas produtivas impunemente.  
Trump brigou acirradamente com a imprensa norte-americana no seu processo de eleição e venceu com a clareza de suas atitudes e posicionamentos em favor do seu povo. O povo cristão, nacionalista, democrático e trabalhador americano estava e está com ele. “US first! ”Bradava sempre e se mantém até agora no governo com essa atitude governamental. 
Bolsonaro encontrará um Brasil destroçado pelas políticas errôneas dos governos esquerdistas que dominaram o país desde FHC e que o levaram  á bancarrota.  A começar pela famigerada política de direitos humanos que esquece as vítimas e endeusa os criminosos e os empréstimos do BNDES a ditaduras amigas, dinheiro que o Brasil jamais terá de volta.
A educação vai atrás da política de direitos humanos protegendo os criminosos e inserindo assuntos atentatórios á moral cristã, como a ideologia de gênero impedindo a glorificação de valores da família, sociedade, e de outros valores sadios e úteis a formação mais firme da  juventude. 
Recuperação da malha rodoviária, fruto do maior descaso governamental, e que impede o escoamento da safra de grãos em inúmeras áreas exportadoras.
O mesmo se pode dizer pela orientação ideológica da política externa que impede a ampliação do intercâmbio comercial com a maioria das nações desenvolvidas. 
O Brasil ainda não conseguiu se desenvencilhar de inúmeras armadilhas petistas colocadas adredemente na vida da Nação, com intuito de dificultar seu desenvolvimento. 
Para onde se olha existem graves problemas a serem resolvidos com uma mentalidade mais aberta e desenvolvimentista, mas todo país anseia por modificações para tirar as amarras que impedem o progresso do país.
Bolsonaro terá problemas, mas nada que não possa ser resolvido com vontade, planejamento e trabalho ordenado olhando-se para o futuro com olhos de administradores patriotas, honestos e competentes. Já vimos esse filme aqui mesmo no Brasil!

É encarar e deixar para trás os defensores do atraso!